A feira o Brincar foi um evento de advocacia da RDPI em parceria com a Universidade Pedagógica, realizada no dia 15 de Junho de 2019, no contexto da implementação do direito ao brincar e da Quinzena da Criança.
Constituíram principais objectivos: Proporcionar um dia de brincadeira, ludicidade para as crianças das instituições de infância, escolas primárias parceiras da Universidade Pedagógica e RDPI; Envolver os pais/encarregados de educação, associações comunitárias no processo educativo das crianças, dotando-os de competências que promovem um ambiente favorável ao desenvolvimento integral da criança; Promover a troca de experiência em temáticas ligadas ao desenvolvimento da criança entre os diversos intervenientes envolvidos.
Participariam no evento:
Durante o evento, foram efectuadas mesas redondas temáticas, nas quais participaram cerca de 62 pessoas, entre crianças e adultos que abordaram designamente os seguintes aspectois:
Roda temática 1: Importância da brincadeira na Infância e desafios na atualidade. Orientada pelo Prof. Dr. Félix Mulhanga, do curso de educação de infância e director da Faculdade de Ciências da Educação e Psicologia da Universidade pedagógica. Participaram desta roda 22 pais, encarregados de educação e cuidadores.
Roda de conversa 2: Importância dos direitos no Desenvolvimento da Primeira Infância. Facilitada pela Gertrudes Noronha, coordenadora da RDPI, participaram nesta roda de conversa, 20 pessoas, entre pais encarregados de educação, crianças entre os 3-10 anos, um jornalista e um docente da UP. Fez uma abordagem da criança como sujeita de direitos, reconhecendo-se que ela deve ser tratada como pessoa, com direitos e responsabilidades, tendo-se chamado a atenção dos pais e outros cuidadores para ter a atenção em relação as crianças mais vulneráveis, incluindo, as com deficiência e Necessidades Educativas Especiais que merecem também um tratamento digno.
Roda Temática 3: A Estimulação Infantil foi tratada pelo Dr. Camilo Macoo, docente de Educação de Infância e Funcionário da UNICEF na área do Desenvolvimento da Primeira Infância. Participaram nesta mesa redonda, 20 pais e encarregados de educação e 3 crianças, tendo o facilitador, refletido que
A Rede para o Desenvolvimento da Primeira Infância (RDPI) é formada por um conjunto de entidades e pessoas singulares que actuam na promoção e defesa dos direitos da primeira infância dos 0 aos 8 anos de idade.
2021 RDPI – Todos Direitos Reservados
Desenvolvido por: Handza,Lda