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Lobby e advocacia

A RDPI desenvolve acções de lobby e advocacia através de:

  • Uma comunicação sistemática com recurso a plataformas como E-mail, redes sociais, foruns virtuais e presenciais;
  • Faz parte da plataforma dos parceiros do Ministério do Género Criança e Acção Social (MGCAS), que tem como objectivo um regresso seguro as actividades da Educação pré-escolar e fortalecimento dos pais em tempos de pandemia da Covid-19;
  • Fazemos parte da plataforma dos parceiros da AfECN (Rede Africana de Desenvolvimento da Primeira Infância), na qual são promovidas capacitações e troca de experiências sistematicas entre a Rede DPI de Moçambique com outras Redes Africanas e dos PALOP;
  • Somos membros do conselho de direcção do ROSC (Secretariado);

No âmbito do lobby e advocacia, realizamos os seguintes eventos:

  • Feiras do Brincar em 2017 e 2019 que constituirão plataformas de advocacia dos direitos a brincar e a uma infância saudável;
  • Em parceria com a Intercement do Brasil, Cimentos de Moçambique, a RDPI participou no processo de planificação e materialização da primeira feira do Bebé em Moçambique, um evento que agregou o Governo, a Sociedade Civil e o Sector Privado da província e cidade de Maputo, em Setembro de 2019. No evento aproximadamente 500 pessoas;
  • Workshop de produção de materiais de DPI, no qual participaram mais de 100 pessoas, entre contadores de histórias, escritores de livros infantis, fotógrafos, representantes de média, pessoas com deficiência, o Governo e sociedade civil. Deste evento produziu-se livros infantis, cartazes, e spots de Rádio e Televisão, em Novembro de 2019.
  • Participação em conferências/seminários/workshops sobre o Desenvolvimento da Primeira Infância ao nível nacional, regional e internacional. ( vide na discrição das actividades programáticas da RDPI). 

Desenvolvimento institucional:

No âmbito do desenvolvimento institucional, a RDPI promoveu as seguintes acções

  • Capacitação e desenvolvimento de competências:

Capacitação em Desenvolvimento da Primeira Infância (DPI) em Emergência

Em 2019 e no âmbito da resposta ao ciclone Idai, realizamos 3 capacitações em três fases, de Abril à Julho, nas províncias de Maputo e Sofala, com a participação de 77 pessoas membros e parceiros da RDPI, que tiveram uma carga horária de 8 horas diárias, que melhoraram as suas competências na gestão de riscos e desastres no atendimento de crianças em idade pré escolar.

Capacitação em Gestão de Projectos

Esta actividade foi realizada em duas fases, a primeira, em Março de 2019 e em Dezembro de 2020, na cidade de Maputo, tendo participado 35 membros da RDPI incluindo os órgãos sociais, que durante 48 horas adquiriram competências de gestão de projectos.

Capacitação da (RDPI) na Ciência do Desenvolvimento da Primeira Infância e Comunicação para e com a Criança

No período de Junho de 2019 e Março de 2021 realizaram-se, duas capacitações em Ciência do Desenvolvimento da Primeira Infância (CDPI), na cidade de Maputo. A equipa de facilitadores moçambicanos em matérias de Ciência de Desenvolvimento da Primeira Infância, foi credenciada pela Universidade Aga Khan em coordenação com a Universidade de Toronto e a Red River College, e contratada pela (RDPI) para co-facilitar este curso. Tendo coberto 80 horas de capacitação e conteúdos multi-disciplinares sobre cuidados integrados em (DPI). Nesta capacitação foram abordados, cinco (5) módulos que resumidademente habilitaram 70 membros e parceiros da RDPI, incluindo o Governo em:

  • Cérebro em Desenvolvimento;
  • Coping e Competências;
  • Comunicar e Aprender;
  • Ecologia da Primeira Infância;
  • Saúde no Desenvolvimento.

Capacitação de Parceiros do Instituto de Formação de Professores Primários (IFPP)

Realizada em Dezembro de 2019, esta capacitação envolveu o INSTITUTO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRIMÁRIOS, membros da RDPI e seus parceiros (gestores e educadores das zonas peri-urbana da cidade de Maputo, na qual participaram no evento cerca de 25 pessoas e foi liderada pela RDPI e ZIZILE. Dotou-se os participantes de competências e ferramentas na área do (DPI), usando metodologias participativas, activas incluindo a gestão financeira, durante 24 horas.

Criação de instrumentos de trabalho

A RDPI criou os seguintes instrumentos:

  • Manual de procedimentos;
  • Política de protecção contra exploração e abuso.

Coordenação, monitoria e avaliação:

A RDPI, promove encontros sistemáticos, com os membros e parceiros técnicos/programáticos e financeiros para as o desenvolvimento das seguintes actividades: planificação, monitoria, avaliação, comunicação e contribuição ao programa. Desde as sua criação, foram efectuadas as seguintes acções:

  • Coordenação programática e planificação entre a equipa de gestão e os membros;
  • Encontros entre as equipas programática e de gestão da Unicef  e da RDPI;
  • Encontros de monitoria de actividades trimestrais, pelo Unicef;

Visitas de monitoria aos programas dos membros pela equipa de gestão da RDPI.

Mobilização de recursos:

A RDPI tem estado a mobilizar recursos Financeiros, materiais e humanos. Ao nível dos recursos financeiros, são parceiros programáticos e financeiros as seguintes instituições:

  • UNICEF
  • AFECN
  • MASC
  • CIMENTOS DE MOÇAMBIQUE.

Ao nível dos recursos humanos e materiais, estamos a trabalhar para ultrapassar algumas lacunas no respeitante a:

Falta de viatura para melhorar o desempenho das acções e melhoria dos resultados organizacionais.

Falta de pessoal para o aumento e melhoria das acções, tendo apenas uma coordenadora, uma assistente administrativo-financeira e um voluntário.

Capacitação em Prevenção Contra o Abuso de Menores

Em Fevereiro de 2020 e 2021 respectivamente, cerca de 80 pessoas, entre membros da RDPI e de outras plataformas da Sociedade Civil, como o ROSC e REDE CAME, participaram de duas (02) capacitações de um dia cada, ministrada por uma especialista brasileira, em protecção da criança contra o abuso infantil, a Sr. Tâmara, no escritório da RDPI e em politicas contra o abuso e exploração, via Zoom. Durante os eventos, abordadas as principais e diversificadas formas de violência e abuso que ocorrem na sociedade e os mecanismos de protecção, existentes em Moçambique.

Capacitação em Aflatoun: Capacitação em educação social e financeira

Com o objectivo de assegurar o acesso à qualidade, inclusivo, centrado na criança, a RDPI capacitou 25 pessoas em Fevereiro de 2020, os seus membros e funcionários do Banco de Moçambique, em Educação Social e Financeira para as crianças e jovens, especialmente os mais vulneráveis. Importa referir que foram abordados os seguintes temas: Exploração e Entendimento Pessoal, Direitos e Responsabilidades, Poupanças-Gastos, Plano-Orçamento e Empreendidorismo Social e Financeiro. A RDPI tem como responsabilidade, em Mocambique, contribuir para o aumento de novos membros (Instituições publico e privadas) que fazem parte da rede Global Aflatoun. Tendo para o efeito, assinado um memorando de entendimento com a Aflatoun Internacional, para o cumprimento desse objectivo e alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis.

Moçambique e a RDPI fazem parte da África Anglófona no processo da Implementação e advocacia do programa Aflatoun que tem como foco, a integração da Educação Social e Financeira no currículo nacional, tendo a RDPI apoiado esse processo. Actualmente a quarta classe já tem uma integração nos currículos, dos aspectos de educação financeira para crianças e adolescentes.

ASSUNTOS TRANSVERSAIS E EDUCAÇÃO CÍVICA

DOCUMENTAÇÃO (RELATÓRIOS E PÁGINA DE NOTÍCIAS)

A RDPI efectua a identificação, colecta, organização e conservação de documentos, com o intuito de registar os principais,  encontros, reflexões organizacionais, ideias, factos, acções, programas, projectos, metas e resultados alcançados.

Todos os programas da RDPI, são devidamente documentados através de registo do dados, relatórios, artigo, fotos, vídeos, outras ferramentas e são partilhados nas diferentes plataformas da organização e dos seus parceiros.

Recomendamos que consulte os documentos mencionados, através do link:

http://rededpi.org.mz/index.php/documentos/

que orienta os leitores para o efeito.