A REDE PARA O DESENVOLVIMENTO DA PRIMEIRA INFÂNCIA (RDPI)

É um grupo de organizações afins que se uniram para colaborar e assegurar o desenvolvimento de todas as crianças na primeira infância em Moçambique através de actividades de advocacia e responsabilização. A Rede é composta por diferentes membros, incluindo representantes da academia, organizações da sociedade civil, agências e parceiros de desenvolvimento. A RDPI foi constituída em 2014 com 10 membros e actualmente, conta com 50 organizações e está em franco crescimento.

Os objectivos da RDPI são, de entre outros, os seguintes:

  1. Construir uma visão colectiva sobre um sistema ideal do DPI em Moçambique e elaborar um plano conjunto de advocacia sobre o DPI que reflicta essa visão;
  2. Advogar para que o Governo desenvolva políticas relacionadas com o DPI e canalize mais investimentos nos seus serviços;
  • Estimular o diálogo nacional e a educação cívica sobre o DPI;
  1. Partilhar entre os principais profissionais as melhores práticas e inovações sobre os serviços integrados de DPI.

A RDPI, portanto, proporciona uma plataforma e uma oportunidade fundamental para que as organizações da sociedade civil que defendem os direitos da criança na primeira infância sejam capacitadas, partilhem as suas experiências e realizações e falem a uma só voz com o objectivo de influenciar o trabalho dos Direitos e do Bem-Estar da Criança, apoiar a monitorização da Carta e exercer pressão sobre os Estados-membros africanos na implementação e elaboração de relatórios.

SEDE E DELEGAÇÕES

A RDPI tem a sua sede na cidade de Maputo e exerce a sua actividade em todo o País

A RDPI poderá, por deliberação do Conselho Nacional, criar Representações Regionais da Primeira Infância sempre que tal seja considerado necessário para um melhor desenvolvimento das suas actividades

As organizações da RDPI País assumirão a figura de Representações Regionais da Primeira Infância

Visão

A nossa visão é ver estabelecidas fortes colaborações multissectoriais e parcerias para promover o desenvolvimento da primeira infância em Moçambique para que todas as crianças estejam seguras, saudáveis, bem nutridas e felizes.

Missão

A nossa missão é convocar, unir, capacitar e coordenar organizações da sociedade civil para defender e influenciar a plena implementação dos direitos fundamentais das crianças na primeira infância em Moçambique.

VALORES DA R-DPI

Os valores da RDPI representam os princípios éticos que norteiam todas as acções da organização. Os nossos valores compõem-se de regras morais que simbolizam os actos de seus fundadores, membros, parceiros, gestores e colaboradores em geral.

PAIXÃO E OPTIMISMO

Somos apaixonados pelo que fazemos. Acreditamos que, com conhecimento, entusiasmo e determinação, podemos transformar a realidade das crianças na primeira infância e suas famílias para melhor.

COOPERAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Cultivamos o diálogo e a parceria para reunir pessoas, organizações e comunidades que, juntas para o desenvolvimento da primeira infância, são capazes de gerar resultados mais duradouros e enriquecedores para todos.

HONESTIDADE E INTEGRIDADE

Somos comprometidos com relações transparentes e coerentes com os nossos valores e os propósitos assumidos, para o Desenvolvimento da primeira infância.

CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO

Confiamos na capacidade humana de inventar, imaginar e transformar os sonhos das crianças na primeira infância e suas famílias em realidade.

ÉTICA E RESPEITO ÀS DIFERENÇAS

Valorizamos a pluralidade e a diversidade como base da convivência ética e solidária, elementos

TRANSPARÊNCIA E PRESTAÇÃO DE CONTAS

Asseguramos que a qualidade está presente em tudo o que fazemos. Trabalhamos para alcançar e apresentar resultados mensuráveis e soluções sustentáveis que respondam a necessidades de Desenvolvimento da primeira infância.

DESENVOLVIMENTO INTEGRAL E HARMONIOSO

Contribuir para o desenvolvimento integral e harmonioso da criança no quadro de uma abordagem multissectorial, de advocacia e monitoria entre os diferentes actores sociais para a criação de um ambiente nacional estimulante e de investimento no Desenvolvimento na Primeira Infância.

PRÁCTICAS E APRENDIZAGENS

Promover práticas e aprendizagens adequadas que ajudem a melhorar os múltiplos processos de desenvolvimento da criança entre o período pré-natal e os primeiros cinco/seis anos de idade.

BEM-ESTAR

Promover o bem-estar e o desenvolvimento integral da criança com base numa visão nacional da Criança, segmentada pelos diferentes subsistemas.

APTIDÕES INTELECTUAIS

Estimular o aumento de aptidões intelectuais da criança.

ACÇÕES

Promover acções que visem, entre outros, o crescimento cognitivo, desenvolvimento físico, da linguagem, habilidades motoras, adaptativas e aspectos sócioemocionais.

OPORTUNIDADES

Contribuir para o rompimento do ciclo de falta de oportunidades em crianças com menos recursos.

APRENDIZAGEM

Estimular processos de aprendizagem que tenham o enfoque no ambiente, potencialidades e interesses da criança.