FÓRUM DE VALIDAÇÃO DA ESTRATÉGIA DE ADVOCACIA DA REDE PARA O DESENVOLVIMENTO DA PRIMEIRA INFÂNCIA – RDPI

Foi validada ontem, 27 de Abril, em Maputo, a ESTRATÉGIA DE ADVOCACIA da RDPI num evento que contou com a participação de 74 pessoas representantes todos sectores que actuam nas áreas do Desenvolvimento da Primeira Infância – DPI em Moçambique, com destaque para os membros da RDPI, da Sociedade Civil e o Governo que se fez representar pelos seguintes ministérios: Género Criança e Acção Social MGCAS, da Saúde – MISAU, da Educação – MINEDH, da Economia e Finanças – MEF e o Secretariado Técnico de Segurança Alimentar e Nutricional – SETSAN. É caso para dizer: JUNTOS PARA O DESENVOLVIMENTO HOLÍSTICO DA CRIANÇA!

PERCURSO DE ELABORAÇÃO DA ESTRATÉGIA:

I fase

• A AfCEN decidiu apoiar o desenvolvimento de Estratégias de Advocacia aos países africanos, contratou a sra. Patricia Martin, Susana e Mery com o intuído de a mesma ser liderada pelo Governo.

• Foi criado um grupo técnico constituído pela (UNICEF, REPSI, PATH, MGCAS, MINEDH, MISAU e RDPI) para coordenar a elaboração dessa estrategia.

• Mas, não foi possível avançar nesse sentido.

II fase

• Desenvolvimento da estratégia de DPI, liderada pela sociedade civil, tendo a RDPI assumido a liderança com uma participação dos seus membros, ministérios de Género, Criança e Acção Social (MGCAS); o Ministério da Saúde; o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano; os Ministérios da Justiça, Agricultura e Desenvolvimento Rural, Interior e Finanças, academia, organizações da sociedade civil, agências e parceiros de desenvolvimento através de WORKSHOPS.

• As deliberações foram feitas de forma coletivas entre todos estes actores onde foram levantadas as lacunas, metas, objectivos, resultados e prioridades de advocacia bem como, os actores responsáveis e seus respectivos papéis para promover o fortalecimento do sistema nacional de DPI, operacionalizar efectivamente a NCF, igualar e optimizar o desenvolvimento das crianças mais marginalizadas do país.

• Os membros do RDPI efetuaram participaram na colecta de dados, analise de políticas e programas e reflectiram sobre as implicações, causas e soluções.

PASSOS SEGUINTES:

• Continuar e aumentar a mobilização de recursos para a implementação de modelos de DPI junto com os membros.

• Lançar a estratégia de advocacia da RDPI junto (membros, governos, sociedade civil, academia, setor privado e outros) com o apoio da AfCEN.

• Influenciar todos os actores relevantes para adpcao do DPI como um programa integrado.

No mesmo evento, realizou-se a tomada de posse dos novos membros dos Órgãos de Direcção da RDPI (Mesa de Assembleia Geral, Conselho Fiscal e Conselho de Direcção), eleitos na Segunda Reunião Nacional no dia 23 de Março do ano em curso e ouve também a auscultação dos membros sobre o processo do Mapeamento Nacional do DPI em decurso.

Este fórum foi financiado pela AfECN, a Reencontro e a Child Fund.