Terceira Conferência do Desenvolvimento da Primeira Infância (DPI)
Realizou-se no dia 30 de Novembro de 2022, uma conferência sobre o Desenvolvimento da Primeira Infância (DPI), na Universidade Eduardo Mondlane, Faculdade de Educação.
O evento foi realizado pela Rede Para o Desenvolvimento da Primeira Infância (RDPI) com o apoio da Cimentos de Moçambique, em parceria com a Universidade Eduardo Mondlane e ZIZILE – Instituto para Desenvolvimento da Criança, no contexto da Semana do Bebé.
A Semana do Bebé é uma plataforma que advoca pelos direitos no DPI, junto do Governo, Sociedade Civil, Sector privado e outros interessados.

Participaram no evento:
- Senhora Graça Machel
- Membros da Rede;
- Representantes dos Ministérios de Género, Criança e Acção Social a nível da Cidade de Maputo e dos serviços distritais de KaMubukwana, KaMpfumu, KaMaxaquene, Hlamankulu KaMavota e KaTembe;
- Departamento do Pré-escolar a nível do Ministério da Educação, Representante da Direcção Provincial da Educação de Maputo;
- Representantes das Escolinhas Comunitárias e Centros Infantis da Cidade e Província de Maputo;
- Representante da Faculdade de Educação e Estudantes do Curso de Educação da Infância.



Durante a Conferencia foi discutida a situação das escolinhas comunitárias, centros infantis e outros modelos de DPI, bem como as estratégias para sua revitalização e reabertura no ano de 2023.

Recomendações da III Conferência
As acções de advocacia para a melhoria das intervenções no Desenvolvimento da Primeira Infância devem ser feitas a todos os níveis (nos bairros, comunidades, distritos, províncias e nacional) para que mais crianças tenham acesso aos cuidados primários a partir da gravidez.
A reabertura das escolinhas comunitárias é urgente, porque favorece as crianças mais carenciadas do nosso pais.
A Cimentos de Moçambique e o seus parceiros comprometeram-se a realizar a semana do bebé com vista a promover os direitos na primeira infância.
Em parceria com:


